Pesquisa
No âmbito das ações de Iniciação Científica, mais recentes, destacam-se:
- O trabalho de pesquisa da discente Bruna Costa Máximo da Silva. Alberto de Serpa e a revista O cavalo de todas as cores: escolhas e valores. 2019. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- Da mesma discente, Bruna Costa Máximo da Silva, a pesquisa intitulada O cão sem plumas e a adesão de Cabral ao comunismo. Início: 2019. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- O discente Samuel Caetano Costa desenvolveu a pesquisa Poetas portugueses leitores de João Cabral de Melo Neto. 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás.
- A discente Emilly Luiza Vidal da Costa desenvolveu a pesquisa A recepção crítica portuguesa de Morte e Vida Severina, com ênfase na crítica neorrealista. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Formação acadêmica/docentes
- O Prof. Dr. Marcelo Ferraz de Paula fez o seu Pós-doutorado, sob o título O testemunho da Guerra Colonial e da Revolução dos Cravos na poesia portuguesa - pesquisa supervisionada pela professora Dra. Maria de Lurdes Morgado Sampaio (Universidade do Porto). 2017-2018.
- A Profa. Dra. Solange Fiúza teve o seu Pós-doutoramento realizado na Universidade de Coimbra, de março de 2022 a agosto de 2022, sob a supervisão do professor Dr. Osvaldo Silvestre.
- Outro Pós-doutoramento, da Profa. Dra. Solange Fiúza, foi realizado na Universidade do Porto, de março de 2015 a agosto de 2015, sob a supervisão do professor Dr. Arnaldo Saraiva. Este pós-doutoramento contou com bolsa de Pós-Doutorado no Exterior do CNPq.
- O Prof. Dr. Rogério Max Canedo fez o seu Doutorado PDSE/CAPES na Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Mafalda Leite, entre os anos de 2015 e 2016.
Orientações e supervisões concluídas
Recentemente houve uma formação em nível pós-doutoral (Supervisão de pós-doutoramento) do pesquisador Alexandre Bonafim Felizardo, sob o título A epifania do corpo amoroso na poesia de Luís Miguel Nava. 2014. Universidade Federal de Goiás. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG.
Teses de mestrado e doutorado de discentes do PPGLL com relação à Literatura portuguesa:
- Maria Aparecida Barros de Oliveira Cruz. O sim contra o sim: figurações do humano na poesia de Cesário Verde e João Cabral. 2019. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Kelly Beatriz do Prado. Uma leitura aproximativa de João Cabral de Melo Neto com Alberto Caeiro e Sophia de Mello Breyner Andresen. 2018. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Co-orientação de trabalho de mestrado, por parte do Prof. Dr. Marcelo Ferraz de Paula (UFG), em parceria com o professor Antonio Toppa (Universidade do Porto): Luciana Batista Vieira. As crônicas de José Craveirinha: levantamento e análise. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Lusófonos) - Universidade do Porto.
- Renata Magalhães Vaz Assis. Recepção crítica luso-brasileira de A educação pela pedra. Início: 2023. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.
- Gustavo Dias de Sousa. De Goiás ao Alentejo: a voz da resistência na poesia de José Godoy Garcia. Início: 2021. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.